É muito importante entender quem é o grande responsável pela sua preparação e, consequentemente, sua aprovação.
Nunca se esqueça: só você é responsável pela sua preparação. Só você.
As escolhas são suas e as consequências delas vão ser sentidas por você. Por isso, não terceirize suas escolhas. Não culpe a banca, seu material, seus professores, sua família, a vida. Pare de reclamar. Quem erra é você e você precisa reconhecer e assumir isso.
Se você reconhece sua responsabilidade, o espaço para melhorar e evoluir é infinito. Ao reconhecer seus erros vai poder identificar o que o levou a eles. Vai aprender com eles e aumentar muito as chances de não cometê-los novamente. Ou seja, vai evoluir.
Reconhecer sua responsabilidade não significa que você não possa receber ajuda pelo caminho. Se isso acontecer, vai ser ótimo. Apenas não conte com isso. Não dependa disso.
Existem pessoas que querem ensinar de verdade nesse mundo. Mas também existem muitos que não vão ensinar muita coisa útil e apenas desperdiçarão seu tempo e seu dinheiro. E tempo é o seu bem mais precioso.
Por isso é importante pensar antes de fazer suas escolhas, ciente de que, por mais que ela tenha sido sugerida por alguém, a decisão de segui-la é sua, sempre sua.
Como disse, pensar é importante. Mas ainda mais importante que pensar é agir.
É preciso transformar pensamento em ação. E se estiver na dúvida entre um e outro, prefira a ação. Nada melhor para lançar luz sobre suas dúvidas. A ação vai levar a respostas, mas o contrário nem sempre acontece.
Como diria um grande mestre, daqueles que querem ensinar de verdade, imagine a seguinte situação hipotética e duas atitudes diferentes frente a ela:
Atitude principal: Reflexão
“Estou em dúvida sobre como agir. Preciso refletir mais. Preciso planejar mais.”
Algum tempo depois:
“Ainda não sei o que fazer. Preciso continuar refletindo até ter completa certeza, se não posso me frustrar”.
Meses depois:
“Nao adianta. Não consigo decidir. O que eu faço!?”
Durante esse tempo muitas oportunidades se perderam, muita ansiedade foi criada e nada ficou mais claro.
Atitude principal: Ação
“Estou em dúvida sobre como agir. Preciso refletir mais. Preciso planejar mais.”
Algum tempo depois:
“Já refleti o que eu podia. Agora vou agir. Mesmo sem muita certeza do que virá”.
Meses depois:
“Aprendi muito nesse tempo. Cometi erros. Fiz ajustes nos meus planos, mas agora está tudo um pouco mais claro pra mim. Evolui muito e vou continuar assim. Os resultados já começaram a aparecer.”
E assim, fazendo o melhor que ela pode, essa pessoa conseguiu se colocar em movimento e melhorar.
São apenas exemplos simples, mas com resultados bem diferentes. Já vivi situações parecidas e a ação sempre me trouxe as melhores respostas.
É importante perceber que, se você assume as responsabilidades por suas escolhas e decide agir, com certeza irá aprender. Aprender muito.
E para que estamos aqui, se não para aprender?
E você, o que acha? Deixe seu comentário. Sugira algum tema que você queira ver por aqui.
Vamos juntos!
