Post 04: Concurso público

Existem algumas coisas muito importantes na vida sobre as quais não pensamos muito. Apenas seguimos um caminho e deixamos a vida nos levar.

Você já refletiu sobre alguma dessas perguntas? O que te faz feliz? Qual é sua paixão? O que te proporciona um profundo senso de realização?

Para responder esse tipo de pergunta é preciso olhar para dentro, o que nem sempre é fácil, ainda mais no início. Mas vamos com calma. Essas perguntas ainda serão tema de um post futuro.

A tema desse aqui é: o que é concurso público?

Quero alertar que vai ser um post duro. Pode ser até que faça outro depois, com uma outra visão. Mas o objetivo desse é tentar destruir ilusões sobre o serviço público. A ideia não é afastar ninguém desse caminho. Pelo contrário, é tentar mostrar um pouco da realidade para que você não seja enganado (ou engane a si mesmo) e encontre a realização na carreira que escolheu.

Responda agora, em uma frase ou duas: o que é concurso público? Se puder, comente aqui ou me envie por e-mail sua resposta. Depois, leia esse post, releia, reflita e responda novamente.

Penso que é bastante simples responder essa questão. Ao menos para mim, hoje. Confesso que já foi bastante difícil respondê-la.

Bem, concurso público nada mais é que uma forma de seleção. Só isso. Não há conteúdo. Não tem como ser mais que isso. Concurso não é sonho nem objetivo de vida.

Colocando de outra forma, concurso público é um obstáculo entre você e seu sonho

Seu sonho deve ser maior que o concurso. Deve ir muito além. 

Não estou dizendo que seu sonho precisa ser grandioso. O sonho pode ser grande ou mesmo pequeno. Isso não importa. Fazer coisas grandiosas não é requisito para se sentir realizado ou ser feliz.

Ser aprovado em concurso não pode ser um sonho de vida, porque ele não tem conteúdo.

Imagina. Você conseguiu. Você passou! E agora, acabou? Está tudo resolvido? Já vi pessoas que pensavam assim. Aí chega o dia que elas passam, depois de lutar muito por isso. Só que aí percebem que concurso não é nada. Ser aprovado não resolve problemas como um passe de mágica.

A aprovação no concurso é só um meio de ingressar em determinada carreira, que você vai viver intensamente, todos os dias, durante muitos anos.

E, para aqueles cujo objetivo não era integrar e viver essa carreira intensamente, ou mesmo para aqueles que desconheciam ou fantasiavam a realidade da carreira, normalmente surgem sentimentos de vazio, decepção ou infelicidade.

Para aqueles que somente pensavam no dinheiro, o vazio costuma ser maior, por que dinheiro, assim como concurso, não tem conteúdo. É só meio. Esses logo percebem que não é tudo que parece. Foram iludidos ou se iludiram. Mesmo em carreiras com salários elevados, algumas pessoas logo percebem que grandes profissionais da mesma área na iniciativa privada ganham muitas e muitas vezes mais. Aí começam a querer sempre mais, insaciáveis por aumentos e verbas indenizatórias. Começam a pensar que deveriam ter escolhido uma carreira com vencimentos maiores, pois escolheram exclusivamente pensando na remuneração.

Outros querem concurso em razão da segurança. Mas não refletem sobre o que realmente é segurança. Existe segurança em algum lugar? Existe segurança no setor público? Aqui é preciso muito cuidado para não ser enganado. Você faz concurso pensando na certeza de ter uma carreira definida, imutável, com segurança de não ser mandado embora, com salários sempre em dia e atualizados? Me desculpe, mas preciso ser mais incisivo aqui. Você está completamente equivocado. Não há certeza no serviço público. A carreira que existe quando você faz sua inscrição no concurso quase certamente estará pior quando tomar posse. Controles de desempenho e produtividade estão mais rigorosos. Carreiras, progressões, aumentos estão sendo cada vez mais limitados. Conseguir lotação em locais com mais estrutura é cada vez mais difícil. As contribuições só aumentam. A inflação vai destruindo o poder de compra. Não existem garantias sobre como vai ser a aposentadoria. Começam a acumular casos de salários atrasados ou parcelados pelo país. Existe uma tendência de piora, não de melhora.

Alguns ainda pensam no concurso como fórmula mágica para resolução de problemas que não têm nenhuma relação com a aprovação. Problemas com finanças, amorosos ou falta de amizades, por exemplo. Bem, se você não sabe a matemática básica de gastar menos do que ganha e poupar uma parte, não acontece um milagre depois que se é aprovado. Se você quer um amor e amigos que surjam em razão de seu novo cargo, deve focar em nunca perdê-lo e torcer muito para essas pessoas não encontrarem alguém com um cargo maior ou mais importante, pois todos irão embora assim que isso acontecer.

Disse que ia ser um post duro. Mas esse caminho, como qualquer outro, exige muito de quem quer conseguir vencer. E se você sabe exatamente onde está se metendo, suas chances de ser aprovado, de ser um grande agente público e, mais importante, de ser um profissional realizado, também aumentam muito.

As coisas nesse mundo só duram se foram úteis ou importantes. O mesmo vale para o serviço público. Tende desaparecer tudo o que não tiver nenhuma utilidade ou que represente um custo benefício muito ruim, mesmo que isso demore um pouco a acontecer. O serviço público precisa de pessoas que trabalhem com dedicação e que sejam eficientes. Que cumpram suas funções com responsabilidade e, mais que isso, que façam mais. Isso representa a própria sobrevivência e valorização das carreiras.

Penso que seja uma questão de integridade. Não se trata fazer o que é certo esperando que os outros também façam ou de esperar algum retorno extra por isso. O retorno mais importante é o que você dá a si mesmo. O que você quer ser? Alguém que se reconheça por suas integridade ou por sua mediocridade. A escolha é sua. E ela é feita todos os dias.

Admito que fui um pouco duro. Mas é preciso. A não ser que você prefira viver uma ilusão.

Nada que eu disse tem caráter absoluto ou definitivo e foi colocado aqui para nos fazer pensar, refletir profundamente, e fortalecer nossa convicção de que estamos fazendo a coisa certa.

Que tal um tema mais leve no próximo post? Pensei em iniciar uma série de dicas que podem ser importantes para aprimorar sua rotina de preparação? 

Aposto que muitos gostariam de ir direto para essa parte. Mas será isso o mais importante? Comente.

Vamos juntos!

Deixe um comentário